Associação Alphaville Francisco Brennand

Notícias

23/ago

Você sabia?

A capelinha com a imagem de São Francisco de Assis existente na entrada do Clube Alphaville Francisco Brennand foi construída no início do século XX.

Segundo o próprio Francisco Brennand, ela nada tem a ver com a antiga capela situada colina acima e destruída com o decorrer do tempo.


No livro “Arredores do Recife”, do historiador Francisco Augusto Pereira da Costa (1851-1923), ele menciona o seguinte a respeito das capelas existentes em todos os engenhos da região: “Todos aqueles engenhos tinham as suas capelas, geralmente sob a invocação dos próprios santos dos seus nomes, notando-se a de São Francisco, construída e ornamentada com magnificência pelo respectivo proprietário, Coronel José Camelo Pessoa, que mandou vir de Portugal, pelos anos de 1725, as suas imagens. Entretanto, essa igreja de proporcionadas dimensões e belamente construída, deixaram cair em abandono.


Em 1890, não existia mais o campanário...”


Portanto, esse pequeno santuário com a sua respectiva imagem, é obra posterior e um ato de piedade de outros proprietários, inclusive os da família Rego Barros de Lacerda que entronizou essa imagem de um São Francisco de Assis já no começo do século XX.


A propriedade que hoje acolhe o Alphaville Francisco Brennand tem história.  Primeiramente ela pertenceu ao paraibano André Vidal de Negreiros (herói da Restauração Pernambucana), depois a filha natural de André Vidal, Catarina de Vasconcelos, em seguida ao Coronel José Camelo Pessoa e, finalmente, a Francisco do Rego Barros de Lacerda.


A curiosidade aqui fica por conta da casa grande do Engenho São Francisco, que desde o momento que passou a pertencer a família Rego Barros de Lacerda e, posteriormente, a Francisco Brennand, nela só morou pessoas com o nome de “Francisco”. 1) Francisco do Rego Barros de Lacerda. 2) Francisco do Rego Barros de Lacerda Filho. 3) Francisca de Paula Cavalcanti de Albuquerque Lacerda Brennand. 4) Francisca de Paula Brennand Salazar e 5) Francisco de Paula Coimbra de Almeida Brennand", 

Colaboração: Francisco Brennand

Rodovia BR 408, s/n - Curado IV - Jaboatão dos Guararapes/PE
(81) 3255.1052 | contato@aafb.com.br

© 2012 Alphaville Francisco Brennand | aafb.com.br | Todos os diretos reservados.

by nuvon | www.nuvon.com.br